sexta-feira, 15 de maio de 2015

Gestão de Pessoas nas Organizações

É impossível se falar em Recursos Humanos e não citar uma das suas vertentes mais importantes: a Gestão de Pessoas. A procura por esse assunto tem se tornado intensa pela proximidade dos concursos já que em boa parte deles o tema tem sido cobrado dos candidatos. Não posso afirmar que o foco aqui será voltado para o tema específico gestão de pessoas para concurso, no sentido de seguir um roteiro de edital e tudo o mais, porém nada impede de ser usado como material de estudo, cabendo ao leitor saber direcionar os seus estudos e traçar suas metas. Enfim, se você está vindo aqui pela primeira vez seja bem vindo sempre e vamos ao que interessa: Gestão de Pessoas.

Nesse primeiro momento convido a você a conhecer os fundamentos da gestão de pessoas. Quando falamos em fundamentos logo temos a ideia de base, sustentação, de apoio e é assim que se dá com a gestão de pessoas também. Nesse caso em especifico temos um tripé constituído pelos conceitos de organização, pessoas e administração e é nesse tripé que a gestão de pessoas encontra a sua sustentação.


A organização representa o ambiente onde a administração de recursos humanos será exercida. Mas a palavra organização pode nos levar a diferentes conceitos. Bueno (2000, p. 558) traz a seguinte definição para a palavra organização: 


Ato ou efeito de organizar; constituição física; estabelecimento ou firma comercial, industrial, bancária, etc. 

O foco do nosso estudo será a organização enquanto um estabelecimento que pode ser constituído com o objetivo de alcançar lucro financeiro ou não. Pois o que nos leva a estudar as organizações não é o resultado que elas buscam, mas como elas irão buscar esses resultados. Esse “como” é o ponto crucial, ele é definido tanto pelas pessoas que a compõem como também será orientado para atender as necessidades de pessoas que dependem direta e indiretamente de suas atividades. 

As organizações não existem sem as pessoas; por mais virtuais que elas possam ser provavelmente será a partir da ideia de uma pessoa que elas ganharão forma, e provavelmente precisarão do envolvimento de outras pessoas para integrar os demais recursos e alcançar o seu objetivo. Mas falar de pessoas não é algo tão simples ou exato. A possibilidade de estudo desse tema levaria a uma gama de outros temas que não nos cabe no momento. Vamos nos ater na dimensão do mundo do trabalho, o papel das pessoas como geradoras de resultados organizacionais. 

Integrar diferentes recursos em uma estrutura na busca de objetivos específicos exige que esses recursos sejam primeiramente planejados, depois organizados, dirigidos e controlados. Falamos então que os recursos precisam ser administrados. Assim fechamos o tripé de apoio dos fundamentos da gestão de pessoas.

Bem pessoal, para começar vamos ficar com esses conceitos iniciais, na próxima semana vamos começar a explanar sobre cada conceito norteador da gestão de pessoas separadamente começando pelo estudo das organizações. Até breve!


Referência:

BUENO, Silveira. Minidicionário da língua portuguesa São Paulo: FTD, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário