quinta-feira, 21 de maio de 2015

5 dicas para entrevista de emprego

No começo da semana eu trouxe um vídeo com uma prévia do que teríamos hoje aqui no blog. Tá lembrado? Não? Confere ele aqui: 

video


O vídeo é bem curto e deve ter deixado vocês em dúvida em alguns momentos. Agora podemos esclarecer essas dúvidas em mais um texto sobre entrevista de emprego. A maioria dos artigos que lemos sobre entrevista de emprego trás uma lista do que se deve fazer, esse de hoje não, teremos uma lista com 5 itens de coisas que não podem ser ditas na entrevista de emprego. 

Em processos seletivos, a pressão recai para todos os envolvidos: o recrutador precisa encontrar, o quanto antes, um profissional que se encaixe no perfil da vaga, e o candidato fica apreensivo ao tentar corresponder a essas expectativas.

Neste contexto, não é difícil muitos de nós conhecermos histórias de gafes cometidas na hora da entrevista por mero nervosismo. “Vai desde perguntas que nos esquecemos de fazer, até uma série de outras coisas sobre nós que adoraríamos mostrar. O fato é que a maioria desses erros poderia ser evitada caso estivéssemos mais preparados para saber se sobressair em qualquer situação embaraçosa”, esclarece o consultor de RH Nelson Hudson de Carvalho.


Saiba o que não dizer



1. Eu só preciso de um emprego – qualquer um

Essa é uma das piores coisas que um candidato pode dizer a um potencial empregador, mesmo que seja a verdade! As organizações estão buscando profissionais que defendem a posição que ocupam com orgulho e não tratem a oportunidade como ‘apenas uma forma de ganhar dinheiro’.

2. Que tipo de vantagens a companhia oferece?

Há dois momentos para questionar sobre benefícios e vantagens da vaga: na fase de negociação, ou seja, quando você receber a oferta de trabalho, ou até que o entrevistador levante esse ponto no momento da entrevista.

3. Qual é o negócio desta empresa?

Acredite ou não, os recrutadores dizem que fazem esta pergunta o tempo todo. Antes de ir para a entrevista de emprego, pesquise o histórico da organização.

4. Eu não sei

Se realmente não sabe a resposta para determinada pergunta sobre você ou seu futuro, tente, por exemplo, a frase: “Eu vou descobrir e contar pra você em breve”. Mas, se a pergunta é sobre o que você faria em uma situação hipotética de trabalho, a resposta deve mostrar o seu processo de pensamento, como: “Para conseguir alcançar um resultado, primeiro preciso fazer um planejamento com metas”.

5. Nada

Não há desculpa para não ter quaisquer perguntas para o entrevistador, é a sua chance de mostrar o que sabe e o que espera da empresa – ele quer saber quais habilidades você tem a oferecer.

Então nada de marcar bobeira na hora H. Tenta controlar a ansiedade que tem sido a pior inimiga dos candidatos e seja o mais natural possível. Até o próximo tema pessoal!!


Fonte: Catho



Nenhum comentário:

Postar um comentário